Você com certeza já teve ou conhece alguém que teve a bateria estufada em um equipamento eletrônico, não é mesmo?
Este caso acontece quando as células passam a ser pressionadas dentro da carcaça de proteção, dando este aspecto “estufado” . Mas você conhece os riscos e sabe o que acontece quando ela é furada?
Então, para que você possa entender melhor sobre bateria estufada, tanto de celular como de notebook, separamos aqui algumas dicas e informações bem importantes. Dessa forma, você poderá cuidar melhor dos equipamentos e ainda protegerá sua integridade física.
Riscos de utilizar a bateria estufada
Utilizar uma bateria estufada pode trazer sérios riscos ao equipamento e também ao usuário.
No caso dos dispositivos, a bateria estufada pode causar problemas de funcionamento nos aparelhos. No notebook, os componentes internos podem ser danificados devido ao vazamento de componentes químicos. Já em relação a tablets e celulares, o equipamento pode passar a desligar sozinho por diversas vezes.
Agora, no caso do usuário, a bateria estufada pode trazer grandes riscos a integridade física, por conta dos riscos de explosões e queimaduras.
Devido a isso, os aparelhos eletrônicos estão sendo submetidos a testes mais rigorosos nos últimos anos para minimizar este efeito agressivo ao usuário.
O que faz estufar a bateria?
Tanto a bateria de um celular quanto a de um notebook podem inchar quando o usuário não faz o uso correto do equipamento. Contudo, em aparelhos antigos isso também pode ser bem comum, principalmente em notebooks.
É percebido que algumas ações podem levar a este acontecimento, sendo alguns deles o fato de altas temperaturas, não utilizar um carregador original ou, no caso de celulares, mexer no aparelho enquanto ele carrega.
Equipamento à altas temperaturas
Quando o aparelho eletrônico está em um local com alta temperatura, a bateria possui um comportamento diferente do comum. Isso pode resultar em um péssimo desempenho, além de degradar o estado físico de seu componente.
No caso das baterias, o calor faz com que ela dilate, fazendo com que o lítio em seu interior possa ter contato com o oxigênio, causando o estufamento.
Não utilizar um carregador original
O uso de carregadores não originais ao aparelho faz com que a vida útil do celular ou notebook diminuam. Além disso, eles também acabam sobrecarregando a bateria que, por muitas vezes, não aguentam este processo de aceleramento e acabam estufando.
Utilizar o celular enquanto carrega
Muitas pessoas possuem este hábito acreditando que não interfere na vida útil do dispositivo. Contudo, esta prática contribui para ter uma bateria estufada.
O seu celular utiliza o dobro de processamento para conseguir processar as informações de carregamento junto com as informações que você está mandando a ele enquanto carrega.
Em suma, o smartphone tem muito mais trabalho simultâneo quando você o manuseia e carrega ao mesmo tempo. Dessa forma, a bateria acaba se sobreaquecendo devido a temperatura do processador e da tela, resultando em uma bateria estufada.
Usar o notebook em superfícies irregulares
No caso dos notebooks, usá-lo em locais que não seja uma mesa ou um suporte pode causar o seu sobreaquecimento e, assim, danificar a bateria.
Como identificar uma bateria inchada?
Há diversas formas de identificar uma bateria inchada. O equipamento sempre demonstra sinais de que há um problema no componente e na maioria dos casos, você nota o inchaço visualmente.
No caso dos smartphones, basta visualizar como está o aparelho. Comumente eles apresentam desligamentos repentinos e ou baixo desempenho. Além disso, também pode haver o aparecimento de manchas brancas pela tela, mostrando que há uma pressão sobre elas.
Situações em que o display fica levemente separado do corpo do aparelho também podem ser indicativos.
Movimentações sutis da tela ao pressionar também podem demonstrar que a bateria está estufada. E em casos atípicos, você pode perceber mau cheiro no aparelho.
É possível recuperar a bateria?
Não, não é possível recuperar uma bateria estufada de um smartphone ou notebook.
De acordo com os fabricantes de equipamentos eletrônicos, é necessário substituir a bateria assim que notar que a mesma está estufada. O uso pode causar sérios acidentes, não só para o produto, mas para a vida do usuário também.
Então, lembre-se de descartar as baterias em postos autorizados para ajudar também o meio ambiente.
O que acontece se furar bateria estufada?
O inchaço da bateria pode ocasionar sérios problemas. Por isso, é preciso tomar muito cuidado quando a bateria estufada furar.
A pressão que é criada devido a este inchaço no componente, pode realizar o “rachamento” da cobertura de proteção. Além disso, o ecrã ou até mesmo o circuito eletrônico do dispositivo podem ser danificados.
Mesmo os fabricantes orientando que células inchadas ainda são seguras, a partir do momento em que elas são furadas, o cenário muda por completo.
Isso porque este furo na bateria estufada por resultar em uma ignição ou até mesmo em uma explosão do produto.
O que fazer para evitar esse problema?
Como dito anteriormente, a bateria estufada acontece, muitas vezes, devido ao mau uso do aparelho. Logo, para evitar este tipo de problema, é preciso realizar medidas preventivas.
Neste caso, apenas utilizar os aparelhos de forma correta:
- Não usar o notebook em superfícies irregulares como camas, em cima das pernas, em cima de uma almofada, etc;
- Não usar o celular que enquanto está carregando;
- Não expor o seu celular ou notebook a temperaturas mais elevadas;
- Não utilizar carregadores piratas.
Seguindo essas dicas você poderá evitar que a bateria fique inchada, além de aumentar a vida útil e o desempenho do seu equipamento.