Podemos afirmar que praticamente todo mundo já teve algum problema com os fones de ouvido. O acessório é muito requisitado e é difícil encontrar alguém que nunca tenha tido um, é por isso que iremos ensinar como consertar fone de ouvido.
Os fones costumam estragar com frequência, e por não ser um acessório muito caro, a maioria das pessoas decide comprar um novo. Mas se você não estiver disposto a isso, consertar o seu por conta própria pode sair ainda mais barato.
Os problemas podem ser dos mais variados tipos, mas os principais são o mal contato do produto, seja no conector ou no alto-falante, e os ruídos que são ouvidos durante a reprodução de áudio.
Como consertar fone de ouvido com mau contato
Para que você consiga recuperar um fone de ouvido, algumas ferramentas serão necessárias. São elas:
- Alicate de bico e alicate de corte (existem modelos com as duas funções);
- Liga metálica a base de estanho;
- Conector p2 ou conector (dependendo de onde está o defeito);
- Fita isolante;
- Estilete;
- Lixa;
- Ferro de solda.
Para começar, use o alicate para cortar o cabo próximo dos fones com defeito, é recomendável que você troque o cabo integralmente, pois pode haver defeito em diversas áreas.
Pegue a parte cortada que está ligada ao alto-falante e com o auxílio do estilete, desencape o fio. Você irá perceber que dois fios ficaram a mostra, após isso, use uma lixa para remover a proteção ao redor do cabo. Use com cuidado para não danificar.
Pegue o cabo p2 novo, ligue cada cabo com o outro de mesma cor, e com o uso do ferro de solta, derreta uma pequena quantidade de estanho (liga metálica) e coloque sobre o ponto onde os fios foram unidos. Espalhe bem e tenha cuidado para não inalar o vapor gerado no derretimento do estanho.
Os fios não podem manter contato direto com a capa exterior do cabo, por isso o uso da solda é necessário. Após isso, deixe a liga metálica se solidificar.
Envolva o local com a fita isolante para que os dois cabos fiquem unidos. Teste seu fone de ouvido e ele estará funcionando.
Veja agora como consertar fone de ouvido que só funciona de um lado:
Consertando o conector do fone de ouvido
Também é bastante comum que o defeito no fone de ouvido seja causado por um problema no conector. Vamos aprender como consertar fone de ouvido com problema no conector. Veja!
Primeiro, corte o cabo do fone de ouvido aproximadamente a 3 centímetros do conector, o problema geralmente está no local onde o cabo é maleável, por isso cortar mais perto do que isso pode acabar dando errado.
Com o estilete, remova a capa protetora que envolve os fios, e com a lixa, remova a proteção individual de cada um dos dois (ou mais), é claro, tomando cuidado para não danificar a estrutura.
Pegue o conector e una os fios do cabo aos fios do conector, sempre respeitando as cores iguais. Geralmente o fio terra é conectado no meio, e os dois outros em casa um dos lados. Você pode observar o conector antigo para ter uma ideia melhor.
Com o uso do ferro de solda e do estanho, faça a solda derretendo a liga metálica sobre o ponto de encontro dos feios. Solde nos locais corretos de cada um, deixe solidificar e depois teste se está funcionando.
Como consertar fones de ouvido com defeito no alto-falante
Essa é a terceira causa comum de defeito nos fones de ouvido. Vamos aprender a arrumar:
Abra o alto-falante dos fones, preste atenção no modo como você está abrindo pois será necessário fechar da mesma maneira, além disso, tome cuidado para não arrebentar os fios.
Após abrir, localize o local onde os fios estão conectados ao fone e com a ajuda do ferro de solda, aqueça o local para que os fios se desconectem (nessa parte apenas o ferro de solda é usado, o estanho não).
Quando os fios soltarem, corte o pedaço que está causando mau contato no alto-falante, geralmente é a ponta do fio. Após isso, com a ajuda de um pouco de estanho, solde o fio novamente no local onde você retirou.
Espere que a ligação seque, feche novamente o fone, do mesmo modo que você abriu e teste se está funcionando.
Tipos de fones de ouvido
Existem 3 tipos principais de fones de ouvido, para uma melhor noção de como consertar fone de ouvido, entenda quais são:
In-ear
Os fones in-ear são os tipos mais comuns existentes no mundo. São aqueles fones pequenos que se encaixam no ouvido. Dentre esses, existem duas subcategorias.
A mais comum é aquela com o exterior de plástico, são eles que vem inclusos nos celulares, eles costumam ter dificuldades em se encaixarem no ouvido, e a qualidade de som não é tão boa, por isso são mais baratos.
O outro tipo é aquele que possui uma capinha de borracha ou silicone na ponta. Eles encaixam perfeitamente dentro do ouvido e cortam a maior parte dos ruídos externos, possuem uma qualidade boa, mas são propensos a causar problemas de audição.
On-ear
Os fones on-ear são bem maiores do que os fones in-ear, eles ficam sobre a orelha, mas não conseguem tapar toda a sua extensão. Eles são bons para quem não quer que os ruídos externos sejam totalmente cortados.
O lado ruim desse tipo de fone, é que embora sejam acolchoados, não se encaixam totalmente sobre a orelha, causando um certo desconforto com um grande tempo de uso.
Over-ear
Os fones over-ear, também chamados de headphones são o tipo mais caro, porém, possuem uma qualidade muito superior. Eles são grandes e se encaixar sobre a cabeça, são bons para quem quer uma ótima qualidade de áudio e conforto.
Aliás, eles cobrem integralmente a orelha, e isso faz com que sejam confortáveis mesmo com muitas horas de uso. Os headphones são muito usados em telemarketing e por pessoas que jogam vídeo game.
Sabendo dessas informações, fica mais fácil entender qual o seu tipo de fone, e como consertar fone de ouvido.