Para um usuário comum, aprender como consertar ventilador pode parecer, em um primeiro momento, uma tarefa bastante complicada. No entanto, existem muitas formas de resolver problemas relacionados a esses aparelhos sem ter que recorrer a especialistas.
Diante disso, iremos mostrar como consertar ventilador através de uma série de dicas superinteressantes.
Como você irá perceber, em muitos casos, a solução pode ser algo extremamente simples. Então, não deixe de acompanhar as informações de ouro que foram separadas para você.
Ventilador não funciona: o que pode ser?
Como país tropical, o Brasil é marcado por suas altas temperaturas. Por isso, equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar condicionado acabaram se tornando indispensáveis em muitos ambientes.
Para quem não pode se dar ao luxo de ter um ar condicionado, os bons e velhos ventiladores ainda são a melhor opção. Por isso, quando o ventilador para de funcionar, as pessoas correm para descobrir como consertar ventilador em casa mesmo.
Nesse caso, antes de tentar encontrar o problema no aparelho, verifique possíveis problemas externos. Veja se não é um problema com a corrente elétrica, com a tomada ou, até mesmo, com o excesso de poeira acumulado nas hélices do aparelho.
Perceba que esse diagnóstico inicial será muito importante para evitar ações mais drásticas e impensadas.
Além do mais, é sempre necessário levar em consideração o tipo de aparelho. Isso é importante, pois cada tipo de aparelho exigirá um tipo de procedimento, exigirá maiores movimentações, gerando maior mão de obra.
De qualquer modo, após ter verificado todas as possíveis causas externas, analise a condição do aparelho. Ele já está gasto? Tem sido usado constantemente? Qual é o estado da fiação? E claro, se essas perguntas não lhe ajudarem a identificar o problema, abra o aparelho e verifique o estado das engrenagens e dos outros componentes do aparelho.
Conheça a seguir os principais defeitos dos ventiladores e aprenda a consertá-los:
Dica de como consertar ventilador
Ok! Agora que você já procurou por todas as causas, é possível realizar algumas ações que, geralmente, proporcionam bons resultados.
Em um primeiro momento, se você não sabe como consertar ventilador, é provável que você vá ficar meio perdido com os componentes, após abrir o aparelho.
Todavia, não é necessário ser um especialista para encontrar um desgaste no eixo de sustentação, por exemplo. Esse desgaste é sinalizado por um aspecto irregular ou com deformações.
Para contornar esse problema você poderá usar uma lixa para deixar as duas partes do eixo lisas novamente.
Em alguns casos, o ajuste no eixo já resolve os problemas, mas não custa nada aproveitar que você já abriu o aparelho para resolver outras questões. Então, verifique o estado dos fios, se eles estiverem desencapados, isso poderá prejudicar o funcionamento do ventilador.
Outra ação interessante é promover uma limpeza nas peças internas do aparelho. Lubrifique as engrenagens, retire a poeira e organize todos os componentes para poder fechar o aparelho. Por fim, após ter feito todos esses procedimentos, realize os devidos testes.
Mesmo que você tenha feito tudo de uma forma correta, pode ser que o problema seja algo mais complicado de se resolver. Dessa maneira, a única opção que lhe restará será recorrer a um serviço de assistência técnica.
Limpeza interna em ventilador Arno
Portanto, aprender como consertar ventilador não é nada complicado com essas dicas que foram apresentadas. Conforme pôde notar, o aparelho não é tão complexo e, em muitos casos, alguns ajustes e uma limpeza extra já dão conta do recado.
Lembre-se apenas de ter cuidado com fios desencapados e outros elementos que podem gerar algum curto-circuito. Resumindo, jamais se esqueça da segurança e, se for necessário, não deixe de procurar por um profissional capacitado.